O que é um ano sabático? O que posso fazer? Um ano sabático, também conhecido como um ano fora, é aquele ano tirado entre o ensino médio e a universidade, ou depois da universidade e antes de conseguir um emprego, para viajar e explorar o mundo. Há tantas maneiras de passar o seu ano sabático, desde o voluntariado em uma reserva de vida selvagem na África, até aprender espanhol e kitesurf no Equador!
É nesse ano que você se separa para se tornar um aventureiro e ter experiências fantásticas fazendo coisas que nunca fez antes. É aquela lacuna na sua vida quando você quebra sua rotina e faz algo completamente diferente!
Leia também: Guia da cidade de Wolverhampton, incluindo hotéis
Há tantas maneiras de passar o seu ano sabático, desde o voluntariado em uma reserva de vida selvagem na África, até aprender espanhol e kitesurf no Equador! Para quem está com o orçamento apertado, trabalhar no exterior pode se pagar. Se você está mais preocupado com a carreira, existem milhares de estágios internacionais que lhe darão experiência prática em seu campo de estudo, ficarão ótimos em seu currículo e lhe darão uma ótima desculpa para viajar. Você também pode passar um ano estudando no exterior em uma universidade estrangeira e ganhar créditos para o seu diploma ao mesmo tempo. Ou talvez você prefira passar o tempo aprendendo a mergulhar em Fiji enquanto trabalha em um projeto de conservação ambiental.
As opções são infinitas, mas abaixo está uma pequena amostra de algumas das maneiras mais populares de passar um fantástico ano sabático:
Voluntário no Exterior
Existem literalmente centenas de organizações e instituições de caridade por aí que colocam voluntários em projetos em todo o mundo durante o ano sabático. As duas principais categorias de projetos voluntários são projetos comunitários e projetos ambientais. Os projetos comunitários incluem o ensino de inglês e outras matérias em escolas locais, projetos de construção como a construção de casas ou poços em pequenas comunidades com recursos escassos, ou trabalho em unidades de saúde, entre outras coisas. Os projetos ambientais, por outro lado, se concentram em estar imersos na natureza, talvez pesquisando a vida selvagem que está se extinguindo ou trabalhando para proteger as florestas que estão em perigo. Organizações voluntárias tendem a enviar voluntários em grupos, para que você possa conhecer as pessoas com quem está trabalhando. Alojamento e alimentação são geralmente fornecidos como parte do pacote, e muitas vezes há viagens paralelas e excursões planejadas para o grupo. O voluntariado pode ser uma experiência imensamente gratificante e uma ótima maneira de realmente se envolver na cultura em que você está hospedado. Você não apenas fará uma coisa boa pelos outros, mas também terá histórias incríveis para contar quando chegar em casa.
Viagem de aventura
Viagem de aventura é um título relativamente ambíguo, mas esta categoria inclui o tipo de viagem de ano sabático que lhe dá uma descarga de adrenalina! Alguma vez você já quis experimentar o mergulho? Mergulho de paraquedas? Kitesurf? Surfar? Esqui ou snowboard? Que tal fazer uma escola de montanhismo na Patagônia? Bem, esta é sua chance! Se você é apaixonado por mergulho, por que não fazê-lo na grande barreira de corais da Austrália? Passe alguns meses e torne-se um especialista, obtenha seus certificados PADI e melhore suas habilidades. Ou talvez você seja um surfista de coração, mas nascido em Nova York, por que não aprender com os melhores surfistas da Costa Rica e aprender um pouco de espanhol ao longo do caminho. Ou para quem gosta de frio, você pode passar um tempo na Suíça aprendendo a ser instrutor de esqui nos grandes Alpes! As viagens de aventura permitem que você realmente teste seus pontos fortes e fracos, e lhe dá a oportunidade de aprender algo profundo sobre você e o mundo. Muitas empresas de viagens de aventura oferecem pacotes que incluem hospedagem, alimentação, treinamento e equipamentos necessários para suas aventuras.
Programas de Estágios e Experiências de Trabalho
Então você terminou a escola e agora é hora de conseguir um emprego, mas você não tem experiência para mostrar em seu currículo! Um estágio de ano sabático é uma ótima maneira de ganhar experiência que irá prepará-lo para a força de trabalho, e por que não melhorar sua experiência fazendo isso no exterior! A Europa é um lugar particularmente popular para fazer estágios nos dias de hoje, mas é melhor ir onde sua indústria brilha, por exemplo, um interesse em moda pode ser nutrido com um estágio de moda na Itália, lar dos grandes designers. Ou um estágio de negócios pode ser realizado na China, que grande vantagem ter atrás de você quando você se candidatar a um cargo executivo corporativo. Da engenharia ao design gráfico, existem todos os tipos de grandes empresas por aí procurando jovens ansiosos que querem começar a trabalhar. Os programas de estágio geralmente incluem alojamento e alimentação,
Estude no Exterior
Se você pretende terminar seus estudos de carreira sem fazer uma pausa na escola, estude no exterior durante seu ano sabático! Fale com sua própria escola ou universidade e peça as orientações sobre a transferência de seus créditos, as instituições de ensino costumam respeitar o valor das viagens e quase sempre concedem créditos para tais programas. Imagine passar um semestre na Espanha ou na Itália! Aprenda um pouco do idioma, conviva com as pessoas, aprecie a gastronomia e continue seus estudos, isso só vai melhorar sua empregabilidade depois. Existem muitos programas de estudo no exterior para escolher, alguns são focados em uma determinada área de estudo, enquanto outros são focados no relacionamento com instituições específicas. Consulte sua própria escola para obter informações de crédito.
Trabalho no exterior
A falta de dinheiro é uma desculpa ruim para não viajar e tirar um ano sabático. Se você pode fazê-lo em casa, pode fazê-lo no exterior. Não importa onde você vá no mundo, todo restaurante precisa de garçons e todo escritório precisa de alguém para atender o telefone. E que melhor maneira de ver como a pessoa média vive em um país estrangeiro do que juntando-se a eles das 9 às 5! Encontre um trabalho semelhante ao que você faria em casa, isso o ajudará a se cercar de pessoas com quem normalmente sairia. Mas não trabalhe muito! Certifique-se de encontrar algum tempo para gastar esse dinheiro em pontos turísticos e viagens paralelas. Há muitos empregos disponíveis para os viajantes, você pode se inscrever facilmente antes de ir e garantir sua posição antes de chegar lá. Os trabalhos podem ou não incluir seu quarto e alimentação, e o tempo que o fazem ou não será refletido em seu salário ganho.
Como você pode ver, as oportunidades do ano sabático são infinitas e definitivamente há algo para cada tipo de pessoa. Um ano sabático oferece uma maneira de ver o mundo, experimentar outras culturas, conhecer pessoas diferentes e também aprender novas habilidades. Um ano sabático pode ser pessoalmente enriquecedor e, ao mesmo tempo, proporcionar uma ótima experiência para aprimorar seu currículo quando você voltar para casa.