Como construir e gerenciar uma equipe de captação de recursos bem-sucedida. Ao planejar um grande projeto de angariação de fundos, é importante reunir a equipe certa. Uma vez montada a equipe, gerenciá-la e motivá-la pode ser um verdadeiro desafio. Este artigo tem ótimas dicas e ideias para ajudá-lo a levar sua equipe de captação de recursos à vitória!
Para projetos maiores de angariação de fundos, você deve reunir uma equipe para ajudá-lo, caso contrário, você será esticado demais e terá uma boa chance de falhar. A equipe ideal do ponto de vista de custo é baseada em voluntários, mas você pode ter que contratar alguém ocasionalmente, especialmente se for para uma tarefa especializada que a maioria das pessoas não pode fazer.
Muitas pessoas temem ser convidadas a se voluntariar e o fazem de má vontade, mas você ficará surpreso com quantas pessoas você pedirá ficará mais do que feliz em “arregaçar as mangas” e contribuir sem outro motivo além de ajudar uma boa causa.
Leia também: Emprestar dinheiro a parente - pense duas vezes
As melhores pessoas para abordar na construção de sua equipe de captação de recursos devem ser indivíduos ou grupos que simpatizem com sua causa. Exemplo: Pais com jogadores no time de futebol têm interesse em ajudar o time a obter novos uniformes.
Outros estão apenas dando seu tempo naturalmente e geralmente estão envolvidos em vários projetos ao mesmo tempo. Se você conseguir um desses tipos de empreendedores em sua equipe, eles geralmente têm a motivação e a ambição de vários voluntários.
Para encontrar voluntários basta usar o bom senso. Tente primeiro as pessoas que estão ligadas à causa e construa a partir daí. Você pode considerar colocar anúncios em seus supermercados locais se eles tiverem quadros de avisos comunitários gratuitos na entrada e nas saídas. Outra ideia é entrar em contato com o jornal local e ver se eles vão doar um pequeno anúncio para você usar para encontrar ajuda.
Converse com seus possíveis voluntários e diga a eles exatamente o que você está tentando realizar e o que você esperaria deles em termos de tempo e esforço. É uma boa ideia ter algum tipo de plano de captação de recursos elaborado que você possa mostrar a eles, pois isso não apenas mostra que você é organizado e sério, mas também será mais capaz de ver como os requisitos de tempo e habilidade se encaixam em seus horários e habilidades .
O treinamento deve ser feito por você ou por alguém que conheça o papel exato que o voluntário estará desempenhando e você quer ter certeza de repassar minuciosamente todas as tarefas e deveres que eles realizarão para que não haja mal-entendidos mais tarde. Tenha cuidado para não falar com eles ou repreendê-los. Lembre-se, eles estão lhe dando um de seus recursos mais preciosos, o tempo deles, então respeite isso e eles como pessoa e você irá longe.
Leia também: 4 dicas para economizar dinheiro com alimentação
É importante combinar a tarefa com a pessoa ao fazer atribuições de trabalho. Você provavelmente não iria querer alguém que é um especialista em vendas para encher envelopes quando eles seriam mais valiosos e felizes trabalhando nos telefones tentando solicitar doadores.
Se você estiver trabalhando em um ambiente de escritório, certifique-se de torná-lo o mais agradável e confortável possível. O acesso fácil a lanches e bebidas (talvez fornecidos gratuitamente por um doador generoso?) deve estar disponível e qualquer outro conforto que você possa adicionar será muito bem-vindo.
Se for um projeto longo, você pode considerar algum tipo de evento para alcançar um marco. É claro que isso depende do seu orçamento, mas pode ser algo tão simples quanto trazer uma pizza para comemorar.
Sempre fique de olho no excesso de trabalho e estresse. As pessoas que se ofereceram querem ajudá-lo, portanto, respeite-as e, se parecer que estão sobrecarregadas, é hora de trazer mais ajuda. A ideia principal é mantê-los felizes e querendo continuar a ajudar, em vez de se sentirem presos porque são educados demais para desistir.
Leia também: Orçamento para fundos de emergência
Certifique-se e elogie e agradeça frequentemente a cada um de seus voluntários. Deixe-os saber como você é grato por sua ajuda.
Fique de olho em quaisquer conflitos de personalidade e trabalhe rapidamente para resolvê-los. Isso pode ser algo resolvido facilmente, como realocar alguém para outra parte do escritório ou pode significar pedir à pessoa para sair. Não tenha medo de fazer isso se for necessário, porque você é responsável pelo grupo como um todo e o sucesso do projeto recai sobre seus ombros. Seja um lider!
Siga estes passos simples, comunique-se com frequência, respeite e agradeça sua equipe com frequência e você descobrirá que sua campanha de arrecadação de fundos será um grande sucesso!