11 dicas para um estilo de vida frugal. A palavra “frugalidade” deixou uma conotação mais negativa para a maioria das pessoas do que simplesmente ser um poupador, um mesquinho ou um avarento. Há uma diferença de linha tênue para economizar e muita frugalidade ao ponto de ser estranho e ridículo. É daí que vem a conotação negativa.
Mas se você for guiado pelos princípios e razões corretos ao decidir viver uma vida frugal, nunca errará.
Se você decidiu viver frugalmente, não precisa se preocupar com insultos. Mantenha a cabeça erguida. E mantenha o foco através dessas dicas.
Leia também: 6 Dicas de Orçamento Familiar
1. Comer fora - Ter truques com os amigos em uma noite de sexta-feira é bom se você fizer isso de vez em quando. Mas isso pode ser caro se você adicioná-los no final do mês.
2. Vestuário - Naturalmente, se você é o tipo de pessoa que adora roupas de grife e assinatura, não espere que sobrará alguma coisa do seu salário. Em vez de estar na moda, use roupas que possam ser facilmente combinadas com suas outras roupas.
3. Casa própria - Se você está planejando se mudar e encontrar um lugar para se estabelecer, não se deixe dominar pela emoção, seja prático. Para começar, compre uma casa menor ou tente outras formas, como aluguel por conta própria, arranjos do tipo faça você mesmo e financiamento do proprietário.
4. Comprando seu próprio carro - Fuja de carros esportivos ou SUVs. Basta manter o seu objetivo de comprar um carro que é transportá-lo para qualquer lugar que você precise ir. Confira também carros do programa como uma garantia de carro novo. Talvez este não seja apenas o melhor momento para substituir seu carro por um novo.
5. Compras de mantimentos - Tanto quanto possível, não vá com itens que são de marca. Escolha não marcas e tente procurar itens nas prateleiras mais altas ou mais baixas para obter os melhores preços. Agarre a oportunidade e compre durante as vendas ou use cupons.
6. Família Out - Existem maneiras baratas de se relacionar com sua família e se divertir como ir a bibliotecas, parques locais, shoppings, piqueniques, visitar amigos e igreja local.
7. Comprando Material Escolar - Estoque material escolar em casa e não compre nada extravagante.
8. Contente-se com o que você tem e tente viver dentro do que você ganha.
9. Planeje a educação universitária de seu filho - Ensine-os a serem independentes e auto-suficientes, incentivando-os a se candidatarem a bolsas de estudo e “empregos no campus”.
10. Esteja ciente de suas limitações financeiras
11. Antecipe suas Falhas Planejando - Tenha sempre um planejamento orçamentário para evitar compras impulsivas.